Seminário discute políticas públicas para crianças e adolescentes na capital

25-10-2010 08:17

   
 


Nesta quinta-feira (21), ocorreu o seminário alusivo ao Dia da Criança, promovido pela Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica). Com o tema O desenvolvimento da criança através do lúdico, o evento, que aconteceu no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado, debateu o aumento da efetividade política e civil na formulação, na execução e no controle das políticas para crianças e adolescentes.

Durante a abertura, o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, destacou a importância de comemorar conquistas alcançadas, como a Rede RS Criança, tecnologia inovadora de financiamento de projetos voltado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio de doações de Imposto de Renda, e o RS Socioeducativo, programa de apoio aos jovens da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) que já diminuiu em 20% a população das unidades de internação. "Estes são sinais de que políticas públicas com visão de longo prazo e com alianças entre governo, entidades da sociedade civil organizada e legislativo são sempre eficazes."

Para a defensora pública Claud 
 
 
ia Barros, vice-presidente do Cedica, o evento para debater o direito das crianças à convivência familiar é fundamental. "Precisamos ouvir os pequenos, pois eles serão os adultos vivendo no futuro que projetarmos." O deputado Miki Breier, presidente da Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado, destacou que o desafio é garantir às crianças o direito ao lúdico: "Precisamos aprofundar o debate em todo o Estado, para que as questões não fiquem na teoria e possam ser concretizadas." 

O deputado estadual Mano Changes afirmou que o evento perpetua a luta pela aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). "Precisamos estar preparados para interpretar os anseios da gurizada." Já a representante do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gessi de Salles Dorneles da Silva, lembrou os 20 anos do Estatuto. "Hoje, depois de muitas dificuldades, precisamos de apoio na implantação de políticas públicas necessárias e reais para as crianças." Durante o evento, foram realizadas atividades como oficina de contação de histórias e painéis sobre cultura lúdica na infância e o papel da família no desenvolvimento da criança e a formação dos vínculos iniciais, entre outros.

Voltar