Pesquisa avalia influência dos pais nos hábitos alimentares dos filhos

11-05-2011 23:26

por Oficina de Imagens, organização integrante da Rede ANDI Brasil em Minas Gerais com informações da Universidade de São Paulo (USP)

As chances de as crianças terem um ganho excessivo de peso são maiores quando os pais têm excesso de peso. Essa foi uma das conclusões da tese de doutorado “Aceitação de alimentos por pré-escolares e atitudes e práticas de alimentação exercidas pelos pais”. A partir da observação de dados sobre o aumento do excesso de peso entre crianças, a nutricionista Isa Maria de Gouveia Jorge, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, desenvolveu uma pesquisa sobre os hábitos alimentares de crianças de quatro a seis anos de idade.

O objetivo foi avaliar o quanto meninos e meninas gostam dos alimentos que fazem parte do seu dia a dia e como os pais atuam em relação à alimentação dos filhos. Uma das conclusões foi a de que as crianças preferem alimentos de alta densidade energética, ricos em gordura e/ou açúcares e os pais são um dos principais responsáveis por isso. É na infância que os hábitos alimentares são formados e eles dependem da disponibilidade e acesso aos alimentos e das interações entre pais e filhos no contexto alimentar.

Voltar