OMS lista 30 remédios vitais para salvar mulheres e crianças

21-03-2011 16:12

 Relação, a primeira da agência, inclui paracetamol, vitamina A, amoxicilina, soro de reidratação, comprimidos de zinco e antiretrovirais, entre outros.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, divulgou, nesta segunda-feira, uma lista com 30 medicamentos considerados vitais para salvar a vida de mulheres e crianças.

Segundo a OMS, mais de 8 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem, anualmente, de doenças como pneumonia, diarreia e malária. Já as complicações na gravidez e no parto levam mil mulheres, por dia, a perder a vida.

Antibióticos

A maioria destes óbitos ocorre em países em desenvolvimento, e poderia ser evitada com o uso dos remédios corretos.

A relação dos 30 medicamentos inclui parecetamol, vitamina A, antibióticos como amoxicilina, soros de reidratação, comprimidos de zinco e antiretrovirais.

A OMS informou que os remédios precisam estar disponíveis nos países pobres. Um deles, oxitocina, serve para estancar hemorragias após o parto, uma das maiores causas de morte de mulheres.

A pneumonia, por exemplo, é responsável pela morte de cerca de 1,6 milhão de crianças todos os anos.

Em estudos conduzidos em 14 países africanos, a OMS constatou que apenas cerca de 35% a 50% das farmácias públicas e privadas tinham remédios para crianças.

De acordo com a agência da ONU, o problema tem levado muitos profissionais de saúde a dar aos pacientes infantis remédios para adultos, o que termina por prejudicar a saúde das crianças.

Fonte: Rádio ONU, Mônica Villela Grayley - 21/03/2011

Voltar