Ação Nacional Criança Não é de Rua acontece em 22 cidades

20-04-2011 22:33

 por Valeria — 19/04/2011 11:08

Ação Nacional Criança Não é de Rua acontece nesta quarta-feira

por Agência Matraca, organização integrante da Rede ANDI Brasil no Maranhão

De maneira simultânea, 22 cidades brasileiras participarão nesta quarta-feira, 20, da mobilização nacional “Criança não é de rua”. O objetivo é sensibilizar a sociedade e o poder público para essa situação em todo o país. A mobilização será realizada simultaneamente em Aracaju, Belém, Boa Vista, Carangola (MG), Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Nova Iguaçu (RJ), Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Luís, Salvador e Teresina. 

Realizada anualmente no período da semana santa, a ação nacional “Criança não é de Rua” teve inicio em 2007, em Fortaleza. Em 2008, foi realizada em Fortaleza e Recife e desde o ano seguinte se estendeu para várias cidades.

Para a coordenadora da Rede Amiga da Criança no Maranhão, Ivana Braga, enormes deficiências ainda persistem no atendimento a essas crianças e adolescentes. Segundo ela, necessidade de ajudar a família e violência doméstica são os principais fatores que levam a criança à situação de rua. “Hoje nós temos um nó nas políticas de atendimento a essas crianças. É preciso uma política que além de tirar essa criança da rua, garanta que ela não retorne”, lembra Ivana.

Para ela, uma das principais armas no enfrentamento a essa situação são políticas de garantia da saúde mental. “Crianças e adolescentes saem de casa com a mentalidade de garantir a subsistência da família, mas no caminho encontram a exploração sexual e as drogas. É preciso garantir que essas crianças tenham atendimento consolidado para sair dessa situação. Hoje, as poucas instituições que prestam esse atendimento fazem isso apenas em caráter ambulatorial”, explica.

Números

A “I Pesquisa Censitária Nacional sobre Crianças e Adolescentes em Situação de Rua”, organizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR) e pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDEST) encontrou 23.973 crianças em situação de rua em todo o Brasil – mas apenas 24 no Maranhão.

Em carta aberta, o movimento nacional “Criança não é de Rua” questionou os dados. Para Ivana Braga, a pesquisa é “controversa”. “Foi a pesquisa com números mais baixos que vi até hoje para essa situação em São Luís. A realidade que observamos nas ruas não parece ser assim, mas ainda não podemos confirmar nem refutar esses dados”, diz. 

Mobilizações pelo Brasil

Clique aqui e acesse o site da Campanha para saber o que vai acontecer nesta quarta-feira, em cada cidade participante da Ação Nacional Criança Não é de Rua 2011. Em Maceió e Salvador, a ação acontece nesta terça, dia 19.

Mais informações:

Campanha Nacional “Criança Não é de Rua”

Bernardo Rosemeyer – Secretário nacional

(85) 3212 9477 / 2201

Rede Amiga da Criança-MA

Ivana Braga - Coordenadora

(98) 3222 8468 

Voltar