Redes sociais contra exploração sexual de crianças e adolescentes

17-11-2010 18:31

Internautas se envolveram na divulgação da campanha

por Paula Rosa — 16/11/2010 17:09

Fonte: Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Redes sociais como Twitter, Facebook, Orkut e YouTube têm servido de ferramentas importantes nas mãos dos adeptos da luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Desde o abraço simbólico do Cristo Redentor à cidade do Rio de Janeiro, que deu início à campanha Carinho de Verdade nos dias 19 e 20 de outubro, o impacto da mobilização nacional – que recebeu visibilidade em diferentes mídias com auxílio de artistas como a madrinha Xuxa – tem motivado um número crescente de internautas a se envolverem na divulgação de peças, fotos e filmes da campanha.

Segundo a jornalista Renata Lu, responsável pelo conteúdo do site Carinho de Verdade, o objetivo de divulgação da campanha junto às redes sociais está sendo alcançado com sucesso. “Em poucas semanas de atividade, o perfil do Twitter está com quase mil seguidores. Temos uma excelente média diária de ‘retweets’ e comentários, o que mostra que as pessoas estão realmente engajadas com a causa e sua divulgação”, aponta.

Na semana do lançamento da campanha, a audiência do perfil oficial no Twitter cresceu 1.560%.  Nos dias em que aconteceram os “abraços” do Cristo Redentor à cidade, as mensagens foram distribuídas a aproximadamente 500 mil pessoas, através de publicação de conteúdo, retweets e citações.

Relatório parcial da Campanha, registra 19.377 inserções em plataformas como blog realizadas entre 11 de outubro e 2 de novembro. O site www.carinhodeverdade.org.br contabiliza, até o momento, 4048 abraços de internautas.

Material
As peças publicitárias disponíveis no site também têm sido fundamentais para promover a campanha e envolver um maior número de pessoas na defesa dos direitos de crianças e adolescentes e no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. “O material está sendo replicado pelas empresas parceiras da campanha para seus funcionários, constituem material de sensibilização para o convencimento de novos parceiros e vêm sendo utilizadas por todo o Sistema "S" (Sesi, Senai, Senac, Sesc, Sescoop, Sebrae, Sest e Senat) em todo o País”, acrescenta Jair Barbosa, jornalista da campanha.

O site www.carinhodeverdade.org.br disponibiliza um kit de peças publicitárias eletrônicas, incluindo folder, cartaz, spot de rádio, vídeos, que podem ser multiplicadas e compartilhadas. Algumas peças também permitem a inserção do logotipo das empresas entre os apoiadores da campanha, com objetivo de demonstrar a ação responsável de diversos órgãos em favor do enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.

Ações
Segundo os jornalistas, a campanha prevê novas ações para o mês de dezembro. A ideia é promover abraços itinerantes por todo o País para conscientizar a sociedade a respeito do problema.

Dois seminários internacionais também estão programados para os dias 29 e 30 de novembro e 2 e 3 de dezembro, em Madri e Lisboa, respectivamente, a fim de pautar o tema do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes junto às centrais sindicais dos países. Na ocasião, a experiência do Programa brasileiro Vira Vida será compartilhada junto a iniciativas internacionais de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

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