Brasil, Portugal e Espanha aliam-se no combate à exploração sexual

30-11-2010 21:01

por Valeria — 30/11/2010 17:59

Seminário acontece na Europa para formação de rede solidária de combate

por Auçuba- Comunicação e Educação, organização integrante da Rede ANDI Brasil em Pernambuco, com informações da Campanha Carinho de Verdade

Encerra-se hoje, em Madrid, a primeira etapa do Seminário Estratégia de luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. No evento, os dois países assinam a Declaração de Compromisso de Luta contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em seguida, Lisboa recebe o seminário nos dias 2 e 3 de dezembro.

O objetivo do evento é promover um debate entre organizações da sociedade civil, sindicatos e governos para estabelecer ações conjuntas de combate às redes de exploração sexual que operam no tráfico de pessoas e no turismo.

Participam membros dos governos dos três países e representantes da OIT e UNICEF. O Seminário é uma realização do Programa ViraVida de prevenção à exploração sexual contra crianças e adolescentes,  da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Serviço Social da Indústria (Sesi), Confederação do Comércio da União das Comissões de Trabalhadores (CCOO) e União Geral dos Trabalhadores do Comércio (UGT), as duas ultimas organizações da Espanha.

Dentre os temas abordados na programação, estão as políticas de enfrentamento no turismo, apresentado por Elizabeth Bahia, representante do Ministério do Turismo no Brasil, as políticas de prevenção nos dois países, apresentado por Marcia Soares, subsecretária Nacional de Proteção e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Direitos Humanos; e ainda os avanços na erradicação do trabalho infantil, ministrado por Laís Abramo, diretora do escritório da OIT no Brasil. 

A professora Maria Lucia Leal, da Universidade de Brasília ficou responsável pela apresentação do diagnóstico da exploração sexual no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,8 milhão de crianças e adolescentes são vitimados pela Exploração Sexual Comercial em vários países. No Brasil, dados da Organização Internacional do Trabalho informam que cerca de 100 mil meninos e meninas são explorados. 

Clique aqui para saber mais sobre o evento.

Voltar