Sistema impede venda de bebidas alcoólicas a menores de idade

21-09-2011 18:55

 6 de setembro de 2011 | por VIA BLOG |

O Grupo Pão de Açúcar desenvolveu uma tecnologia que garante que a compra de bebidas alcoólicas seja concluída apenas após a comprovação da maioridade. Ao registrar o produto no caixa, o sistema informa que se trata de bebida alcoólica e pede a inserção da data de nascimento do comprador. O operador do caixa pede o documento de identificação do cliente para preencher o dado necessário e somente então a compra é liberada.

O programa será adotado inicialmente por 395 unidades lojas das redes Pão de Açúcar, Extra e Assaí dos Estados de São Paulo e Paraná. Até o final do ano, o sistema deverá ser implementado em todos os outros estabelecimentos do Grupo Pão de Açúcar, que é a maior empresa de distribuição da América Latina com mais de 1.800 unidades, incluindo super e hipermercados, lojas especializadas, postos de combustíveis e drogarias, entre outros.

Uma parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) pode levar o sistema operacional às demais redes varejistas. Já uma parceria com a Ambev, resultou no programa Supermercado de Responsa e no treinamento e conscientização de funcionários das lojas sobre a venda e o consumo responsável de bebidas alcoólicas.

Além da parceria com o Grupo Pão de Açúcar, a Ambev lançou uma campanha de incentivo ao consumo responsável de bebidas alcoólica junto a organizações não governamentais e bares – conhecidos comoJovens de Responsa e Bares de Responsa.

 

São Paulo quer endurecer fiscalização e punição

Estabelecimentos que venderem bebidas alcoólicas a menores de 18 anos poderão ser fechados no Estado de São Paulo. A prática já é proibida pelo artigo 81 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas o governo do estado pretende tornar mais rigorosa a fiscalização e a punição.

O Projeto de Lei, que tem o objetivo de reduzir o consumo de álcool entre crianças e adolescentes, foi enviado no mês de agosto para a Assembleia Legislativa.

Se o projeto for aprovado, os estabelecimentos também serão punidos caso haja algum menor de idade consumindo bebida alcoólica no local, mesmo que a compra tenha sido efetuada por um adulto. Atualmente, a punição só ocorre quando o próprio menor compra a bebida e a pena prevista pelo ECA é de detenção de 2 a 4 anos e multa.

A fiscalização será feita por fiscais da lei antifumo, que são técnicos do Procon e da Vigilância Sanitária.

 

Pesquisa mostra facilidade na compra

Levantamento realizado em escolas particulares da cidade de São Paulo mostra a facilidade que os menores de idade têm para conseguir bebidas alcoólicas: apenas 2% dizem não ter tido sucesso na tentativa de compra.

De acordo com a pesquisa, um em cada três estudantes (33%) do ensino médio admitiu haver se embriagado (consumido cinco ou mais doses de bebida alcoólica) pelo menos uma vez no mês anterior à entrevista. Entre os estudantes do ensino fundamental – de 13 a 15 anos – o índice é de 14,2%. Os números são maiores entre os alunos que saem à noite.

O levantamento foi realizado pelo Centro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com 5.226 alunos do ensino fundamental e médio.

Voltar