Pesquisa pergunta para adolescentes: Você está seguro online?

23-12-2010 20:35

Cada vez mais a Internet e o celular estão presentes na vida de muitas crianças e adolescentes. Para falar com os amigos, pais e familiares, tudo está ao alcance das mãos através do mouse ou no touch screen. Para avaliar como esses jovens utilizam a tecnologia, foi lançada, pela Parceria da Criança e Adolescente (CPP – Child Protection Partnership), a versão brasileira da pesquisa “Você está seguro (a) Online?”. A SaferNet apóia e convida o público infanto-juvenil a responder as perguntas. Já os adultos podem conhecer a pesquisa por meio de um formulário próprio.

Ao convidar cerca de 1.500 meninos e meninas, de 11 a 19 anos, para responder um questionário online através da http://www.netica.org.br/cpp-brasil Rede Social Nética, a CPP pretende mapear o comportamento desses adolescentes em relação ao uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), detectar riscos e identificar formas de proteção, em especial para as garotas. O estudo engloba não só o uso da internet pelos adolescentes, mas também da telefonia móvel.

A Nética é uma rede social criada para fornecer gratuitamente materiais didáticos multimídia aos educadores brasileiros interessados em trabalhar nas escolas temas como ética, cidadania, sexualidade e segurança na Internet, além de disponibilizar pesquisas como esta.

A pesquisa online faz parte do estudo “Adolescentes Brasileiras e sua Realidade no Mundo Virtual”, que conta também com um levantamento feito com adolescentes em São Paulo por meio de grupos focais. Os resultados desse mapeamento brasileiro farão parte de um relatório mundial a ser lançado no segundo semestre pela campanha Because I am a Girl, uma iniciativa da ONG internacional Plan.

Para Rodrigo Nejm, Diretor de Prevenção da SaferNet, “é fundamental que tenhamos no Brasil mais indicadores sobre a segurança das crianças e adolescentes na internet e não apenas dados sobre acesso. Os indicadores podem contribuir na elaboração de políticas públicas e ações educativas para proteger e prevenir os internautas brasileiros desde o primeiro clique”.

A CPP é liderada no Brasil pela ONG Plan, http://www.safernet.org.br/site/ SaferNet, http://www.wcf.org.br/default.htm Childhood e NECA. O projeto, realizado simultaneamente na Tailândia, tem como coordenador o http://www.iicrd.org/ International Institute for Child Rights and Development (IICRD), situado na Universidade de Vitória no Canadá.

Se você tem até 18 anos, participe da pesquisa também.

http://www.netica.org.br/cpp-brasil  Clique aqui.  

Fonte: Portal do Voluntário

Voltar